BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

"Isa TKM e companhia: mais um sucesso da TV paga para crianças"

Gente eu estava procurando fotos de Isa TKM na internet quando encontrei essa materia de Isa TKM no site da revista Crescer!! é isso ai uma revistad a globo .com(quer dizer que esat relacianada com a rede com a Rede Globo tinha uma reportagem de quando eles vieram para o brasil!É meio antiga mas so pelo fato de ser de Isa TKMja vale a pena.Confira só:

O que faz essa novela venezuelana, atualmente exibida pela Nickelodeon, ter tanto sucesso entre o público de 4 a 11 anos? Confira

(Foto que estava no site)

O que faz Isa TKM, uma novela venezuelana teen, tão famosa no Brasil a ponto de liderar por 4 meses a audiência do horário da TV paga entre adolescentes de 12 a 17 anos, ficar em segundo lugar entre as crianças de 4 a 11 anos? Será o enredo? Isa Pasquali, uma menina de 15 anos, é apaixonada pelo garoto mais popular da escola, sonha em se tornar uma estrela do rock, vive brigando com sua rival Cristina e descobre, no meio da trama, que é adotada e quem são seus pais verdadeiros. Pode ser a música: a banda formada por ela e amigos da escola está sempre fazendo ensaios, além de videoclips dos hits “Ven a Bailar” e “Vamos a Vivir”. Pode ser a espera pelo primeiro beijo, que demora a temporada toda para acontecer. Se você perguntar para uma menina de 10 anos porque gosta tanto de assistir o programa ela vai dizer, além disso tudo, que o Alex, o protagonista, é lindo! Que tudo é muito divertido e sempre dá vontade de saber o que vai acontecer no dia seguinte.

É isso, foram fisgados pela essência do que é uma novela: a vontade de saber o que vai acontecer no fim da história, a paixão pelos personagens e, no universo adolescente, pelas músicas.

Minhas filhas têm hoje 10 e 12 anos. Acompanhei o boom dos filmes e persongens das TVs a cabo da última década. Primeiro a programação da Discovery Kids, e depois pelas Meninas Superpoderosas, da Cartoon Network. Na sequência tive de fazer um upgrade no meu plano da TV a cabo para entrar High School Musical 1, 2 e 3, Hannah Montana com sua série e filmes, Camp Rock, com a sempre feliz Demi Lovato, além dos Jonas Brothers, a banda e a série dos três meninos mais cantados do momento, todos do Disney Channel. Já na Nickelodeon, assistimos I- Carly, Drake e Josh e agora Isa TKM. Minhas filhas nunca passaram perto do clássico ritual jantar + novela (da Globo, claro). Mas muitas vezes já pediram para comer na sala para ver mais um episódio de um dos programas que listei (confesso que não ganhei todas as disputas por onde a toalha seria estendida…).

Mas o que fazer com essa combinação de programas que invariavelmente se passam em escolas americanas (e agora venezuelanas), com músicas em inglês ou espanhol, dublagens, piadas que não fazem referência a nossa cultura, mas a deles, enfim, como lidar com tudo isso? Penso que cheguei a uma “fórmula”.

Em primeiro lugar, não acho que ainda exista o que é daqui e o que é de lá. A ideia de mundo globalizado foi sendo adaptada a minha vida, mas não a das minhas filhas. Elas já nasceram nele, com direito a entrar na internet e ler sobre seus atores favoritos, ouvir as músicas que mais gostam, ver e produzir vídeos no You Tube. E é impressionante o que elas ganham com isso. O que as músicas do Jonas Brothers e os capítulos das séries que elas assistem na internet, ainda sem dublagem, ajudaram no inglês das duas, não é pouca coisa. E como uma criança que já tem aulas de espanhol na escola poderia ouvir tanto o idioma como nas músicas e em tudo que ela busca sobre a Isa TKM na internet?

Só que, ainda assim, viver apenas dentro desse mundo, não ajuda na combinação cultural que precisamos apresentar para as crianças. O mais importante é o equiliíbrio dos temperos. É isso, precisamos temperá-las. O show da Isa TKM foi no sábado, mas no domingo fomos na Pinacoteca ver a exposição (maravilhosa) do Matisse e, também lá, uma belíssima exposição de fotografia em preto e branco de grandes nomes brasileiros, como Cristiano Mascaro, Carlos Moreira e Cláudia Andujar, fotógrafos que elas vão ganhando intimidade a cada nova exposição que as levo.

Na tela do computador da minha filha mais velha, o plano de fundo no mês passado era um slide show dos Beatles, banda que ela descobriu no último ano e que adora. Depois apareceram os Jonas. Ontem, lá estava a foto da turma da Isa TKM que, por sinal, significa “te curto muito” na versão em português. Ainda aposto na diversidade cultural bem temperada para criar uma pessoa crítica e sem preconceitos. O que será que vai parar lá no computador delas na semana que vem?

Serviço:
A segunda temporada de Isa TKM, batizada de Isa TK+ estreia em março de 2010 na Nickelodeon. A primeira temporada foi comprada pela Band e começa a ser transmitida em outubro de 2009, sem horário definido até o momento.

Creéditos:Isa TKM 24 Horas

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
Fale o quanto quiser, mas siga algumas regras:
-Não fale palavrões; -Não finja ser a Dona do blog, alguem da equipe, ou qualquer pessoa de Isa TKM TK+; -Não desrespeite ninguem; -Não faça propaganda de qualquer site ou blog, -Não peça parceria por aqui, pois ela não será valida;